Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Luz, Câmera, Ação: Malévola

Oi gente, tudo bem?


Hoje eu vim comentar com vocês sobre o filme “Malévola”! Eu estava louquinha pra assistir e fui na semana passada com minha mãe. Algumas pessoas haviam me dito que o filme é meio sem sal, então eu fiquei com um certo medo de não gostar, mas acabou que eu amei! Acho que até entendi porque acharam sem graça (explico no fim do post), mas eu adorei o filme!


“Malévola” conta a história da vilã da Bela Adormecida, e como o nome sugere, gira em torno desta, e não da princesa. No filme, podemos ver que Malévola era uma fada que vivia em harmonia com a natureza e outros seres místicos, mas que acabou se tornando uma pessoa amargurada e vingativa por conta de uma traição (vinda de quem? De um ser humano, é claro).

Vou logo avisando pra vocês que esse post vai ter vários spoilers; me desculpem por isso, mas para comentar algumas coisas, eu vou ter que falar sobre o que acontece no filme. Eu presumo que a maioria de vocês já tenha assistido, porque já faz quase um mês que o filme está em cartaz, mas se não tiverem visto e não quiserem saber a história antes de assistir, é melhor não continuar lendo! ;)

Bom, antes de eu falar minha opinião, vamos dar uma olhadinha no trailer?


Sobre os aspectos técnicos, não tenho muito o que comentar. Os efeitos especiais estavam ótimos, os seres místicos que viviam na terra de Malévola eram lindos, eu a-m-e-i a trilha sonora (esses filmes têm muita música clássica, mas eu sempre acho os arranjos muito iguais, e dessa vez achei bem original) e a maquiagem da Malévola estava perfeita! 

Ouvi falar que não vale muito à pena assistir o filme em 3D, mas eu discordo. Assisti ao filme normal e acho que ficaria melhor em 3D mesmo, mais legal de assistir. 


Quanto ao roteiro e às atuações... tenho muito o que falar!

Eu simplesmente adoro quando as histórias focam nos vilões ou quando as princesas são mais decididas e corajosas. É que a gente já sabe de cor e salteado as historinhas clichês das princesinhas delicadas e meigas que precisam ser protegidas. Por exemplo, eu nunca fui assim fãzona da Bela Adormecida, nem da Branca de Neve, nem da Cinderela. Eu amava esses desenhos, mas lembro que eu gostava muito mais da Bela e a Fera, Mulan, Pocahontas, Anastasia... As três primeiras que eu citei eram muito indefesas e dependentes de príncipes pra salvá-las.

E os vilões, ah, os vilões... eles oferecem tanto mais a explorar psicologicamente... Em um dos seriados que eu amo, Once Upon a Time (já comentei sobre ele com vocês aqui), os roteiristas sempre fazem questão de contar o passado dos vilões e o porquê de eles terem se tornado “maus”. Sempre tem um ressentimento, uma mágoa... E é algo que acontece muito na realidade dos seres humanos mesmo né? Às vezes quando alguma coisa ruim acontece com a gente, nós não necessariamente nos tornamos “malvados”, mas ficamos mais frios e construímos uma barreira em volta da gente pra nos proteger de outra mágoa qualquer.

 

Bom, eu achei a história da Malévola muito criativa e interessante. Uma menina que vivia em harmonia com a natureza conhece um ser humano, se apaixona por ele, e depois é traída por pura ganância. Isso mostra bem a nossa capacidade (humana) de magoar pessoas por puro egoísmo. Sei que é um filme de ficção gente, mas não dá pra negar a ligação com a realidade em que a gente vive. Além disso, deu pra perceber uma insinuação no filme à exploração do homem para com a natureza. Como o meio ambiente vive em perfeito equilíbrio e nós, que vivemos em constante conflito, sempre interferimos e roubamos suas riquezas . Achei essa relação toda que o roteirista fez com a nossa realidade genial!


O final do filme é surpreendente e comovente. Mais uma vez (pois isso já aconteceu no filme “Frozen”), a Disney resolveu dar uma nova cara ao “amor verdadeiro”, e mostrar que nem sempre é o príncipe que salva a princesa. Amor verdadeiro vai além de amor de casal, e está também nas relações de amizade, de fraternidade e de família. Achei muito lindo e emocionante!


Quanto às atuações, não posso deixar de elogiar a atriz que fez a Malévola quando criança (adorei ela, muito fofa e profissional!), as atrizes que fizeram as três fadinhas (ver Dolores Umbridge como fada foi cômico!), o ator que interpretou o Rei Stefan/pai da Aurora (que conseguiu mostrar bem o quanto ele ficou louco e desequilibrado) e claro, ninguém mais ninguém menos do que Angelina Jolie, que deu um verdadeiro show e mostrou mais uma vez que sabe o que faz! 

A cena em que Malévola descobre que suas asas foram tiradas é incrível! Angelina chorou com uma veemência que me deixou bestificada, e conseguiu passar toda a dor que a personagem estava sentindo pra gente! 


Ah, e eu não posso deixar de comentar a cena de Angelina com a filha, né? Que coisa mais fofa foi aquela, gente? Pra quem não sabe, as crianças que iam interpretar Aurora quando bebê ficaram com medo de Angelina fantasiada de Malévola, então ela resolveu colocar a filha dela pra atuar. E a cena é MUITO fofa gente, eu acho que a menina nem sabia que estava atuando, só tava ali com a mãe mesmo... muito engraçadinha e fofuxa!


Eu gostei da atuação da Elle Fanning, mas nada que me deixou assim maravilhada e tal... Acho que foi porque a personagem da Aurora ficou beeeem apagadinha mesmo; o foco era na vilã.

O que eu acho que algumas pessoas acharam sem graça é que o filme não tem aquela ação toda, sabem? Geralmente esses filmes de fantasia tem uma cena mais de luta, bem emocionante, mas a única cena mais agitada do filme não é láaa essas coisas que a gente fica com o coração querendo saltar pra fora da boca, sabem?

Mesmo assim, eu adorei o filme (deu pra perceber, depois de tantos elogios né? Kkkk) e recomendo muito a vocês assistirem!

E essa versão de Once Upon a Dream (música do filme original de 1959) que a Lana Del Rey fez pra trilha sonora oficial do filme ficou muuuuito legal, já ouviram?


Então gente, depois de muuuuito blá blá blá, finalizo o post por aqui. Espero que vocês tenham gostado, eu AMO comentar sobre filmes, já que AMO cinema e adoro dar uma de crítica, kkkk! Por favor, não me matem pelos spoilers, eu avisei antes!

Comentem aqui embaixo o que vocês acharam do filme se já assistiram!

Um beijão pra vocês e até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário